terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

6 ANOS

  • Perde os dentes de leite e o ar de bebê;
  • A visão binocular torna-se normal (antes não possuía condições de focalizar a vista para longe e perto rapidamente);
  • Demonstra maior desenvolvimento motor e acuidade auditiva;
  • Apresenta melhor coordenação dos músculos menores;
  • Possui grande habilidade para pintar, desenhar, modelar e seus trabalhos são realizados com maior observação e cuidado;
  • É muito ativa e está sempre pronta a adquirir novas experiências: cava, trepa, luta e constrói constantemente;
  • Meninos e meninas brincam juntos, mas já começa a ter interesses diferentes: os meninso gostam de arrastar coisas em carros, misturar terra e água, jogar futebol, lutar. As meninas preferem brincar com bonecas, pular amarelinha, brincar de roda;
  • Despende grande energia, mas quase não sente cansaço;
  • Gosta de brinquedos mecânicos e de armar;
  • Preocupa-se com cuidados pessoais: meninos e meninas ficam muito tempo penteando-se, gostam de perfume etc;
  • Já possui muita habilidade para compreender e utilizar a linguagem: gosta de usar palavras novas, mesmo as que não compreende bem;
  • Já é capaz de ouvir com atenção e de esperar sua vez de falar;
  • Tem boa capacidade de argumentação;
  • Relata bem suas experiências e conta história;
  • Concentra-se por tempo mais longo em atividades livres;
  • Desenha, relacionando diversos objetos em cena única e critica seus trabalhos, às vezes inutizando-os;
  • Tem muita imaginação, mas já sabe diferenciar o real da fantasia;
  • É interessada pelos fenômenos da natureza, objetos, notícias atuais (guerra, eleições);
  • Começa a conhecer o valor do dinheiro;
  • Interessa-se pelo tempo: quer saber os dias da semana, tem noção do que significa ontem, hoje e amanhã, mas atrapalha-se com períodos maiores de tempo;
  • É capaz de transmitir recados;
  • Gosta de organizar grupos, estipulando regras;
  • Já tem hábitos de ordem e higiene formados;
  • Organiza-se em grupos cada vez maiores (aproximadamente sete colegas);
  • Os conflitos sãao raros; usa táticas verbais: "é a minha vez", "eu vi primeiro";
  • Precisa da aceitação e da aprovação do grupo;
  • É crítica, mas tem muito senso de humor;
  • Sente-se superior às crianças mais novas;
  • Aumenta sua curiosidade sobre sexo: casamento, gravidez, nascimento;
  • Aprende que há hora apropriada para cada coisa;
  • Fica triste quando é reprovada pelo adulto, mas já pode compreender quando seu comportamento é prejudicial ou inadequado;
  • Tem grande noção de seus direitos e ressente-se de injustiças;
  • Revela amadurecimento completo para a concretização da aprendizagem da leitura e da escrita;
  • É capaz de seguir ordens mais complexas, que incluam a memorização de detalhes em sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário