- Perde os dentes de leite e o ar de bebê;
- A visão binocular torna-se normal (antes não possuía condições de focalizar a vista para longe e perto rapidamente);
- Demonstra maior desenvolvimento motor e acuidade auditiva;
- Apresenta melhor coordenação dos músculos menores;
- Possui grande habilidade para pintar, desenhar, modelar e seus trabalhos são realizados com maior observação e cuidado;
- É muito ativa e está sempre pronta a adquirir novas experiências: cava, trepa, luta e constrói constantemente;
- Meninos e meninas brincam juntos, mas já começa a ter interesses diferentes: os meninso gostam de arrastar coisas em carros, misturar terra e água, jogar futebol, lutar. As meninas preferem brincar com bonecas, pular amarelinha, brincar de roda;
- Despende grande energia, mas quase não sente cansaço;
- Gosta de brinquedos mecânicos e de armar;
- Preocupa-se com cuidados pessoais: meninos e meninas ficam muito tempo penteando-se, gostam de perfume etc;
- Já possui muita habilidade para compreender e utilizar a linguagem: gosta de usar palavras novas, mesmo as que não compreende bem;
- Já é capaz de ouvir com atenção e de esperar sua vez de falar;
- Tem boa capacidade de argumentação;
- Relata bem suas experiências e conta história;
- Concentra-se por tempo mais longo em atividades livres;
- Desenha, relacionando diversos objetos em cena única e critica seus trabalhos, às vezes inutizando-os;
- Tem muita imaginação, mas já sabe diferenciar o real da fantasia;
- É interessada pelos fenômenos da natureza, objetos, notícias atuais (guerra, eleições);
- Começa a conhecer o valor do dinheiro;
- Interessa-se pelo tempo: quer saber os dias da semana, tem noção do que significa ontem, hoje e amanhã, mas atrapalha-se com períodos maiores de tempo;
- É capaz de transmitir recados;
- Gosta de organizar grupos, estipulando regras;
- Já tem hábitos de ordem e higiene formados;
- Organiza-se em grupos cada vez maiores (aproximadamente sete colegas);
- Os conflitos sãao raros; usa táticas verbais: "é a minha vez", "eu vi primeiro";
- Precisa da aceitação e da aprovação do grupo;
- É crítica, mas tem muito senso de humor;
- Sente-se superior às crianças mais novas;
- Aumenta sua curiosidade sobre sexo: casamento, gravidez, nascimento;
- Aprende que há hora apropriada para cada coisa;
- Fica triste quando é reprovada pelo adulto, mas já pode compreender quando seu comportamento é prejudicial ou inadequado;
- Tem grande noção de seus direitos e ressente-se de injustiças;
- Revela amadurecimento completo para a concretização da aprendizagem da leitura e da escrita;
- É capaz de seguir ordens mais complexas, que incluam a memorização de detalhes em sequência.
Este é um blog para professores, educadores, estudantes e interessados em conhecer um pouco mais sobre a EDUCAÇÃO.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
6 ANOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário