sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR

ASPECTOS GERAIS

  • A criança está na faixa etária dos 3 aos 6 anos.
  • No desenvolvimento as mudanças físicas são as mais marcantes - crescimento, amadurecimento neurológico e aquisição de habilidades (linguagem e socialização), tornando-a mais independente e com maior capacidade de exploração.
  • É capaz de expressar sentimentos complexos - amor, infelicidade, ciúme e inveja - de forma verbal e não verbal. Mas esses sentimentos são ainda muito auto centrados.
  • Preocupa-se intensamente em ter aprovação e aceitação das pessoas queridas de quem depende.
  • Deve estar pronta para entrar na escola. Domina as tarefas primárias de socialização - controla os esfíncteres, veste-se e alimenta-se sozinha, além de conseguir controlar suas lágrimas e ataques de raiva.
  • Ocorre o surgimento de sentimentos de vergonha e humilhação.
  • Começa a ter consciência da genitália e das diferenças entre os sexos. Brinca de médico e de enfermeira.
  • Demonstra grande ansiedade quanto a ferimentos corporais e doenças. Fase "band-aid".
  • Aos 4 anos é muito curiosa, pergunta tudo, brinca com as palavras, quer saber o significado, é questionadora, dá respostas longas para perguntas simples, aprova alguns comportamentos e outros critica, comenta seus desenhos. É o desabrochar da linguagem.
  • Aos 5 ou 6 anos, a criança consegue mocimentar-se com confiança para todas as direções. Já lava as mãos, o rosto, escova os dentes, sobe escadas com um pé em cada degrau, anda em triciclo e utiliza as mãos para pequenos movimentos (pegar e segurar).
  • As capacidades motoras e a sua estimulação estão relacionadas com a atitude dos pais. Pais muito exigentes ou detalhistas podem interferir negativamente.
  • Nessa idade (5 ou 6 anos) possui a coordenação visomotora para chutar e rebater bolas. É capaz de brincar construtivamente com outras crianças e gosta de blocos para montar.
  • Usa a linguagem eficientemente.

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