quarta-feira, 2 de junho de 2010

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O significado que damos à avaliação está vinculado às nossas concepções, de educação infantil, de teorias de desenvolvimento e de abordagens do processo educativo que delas se originam.

CONCEPÇÃO COMPORTAMENTALISTA
  • Aluno sujeito passivo;
  • Professor centro do processo - atividades planejadas pelo professor como ponto de partida e de chegada para a aprendizagem da criança.
AVALIAÇÃO
  • Constatação e registro dos resultados alcançados pelas crianças, a partir das ações dirigidas pelo professor - comportamentos ou capacidades finais (produto);
  • Listagem de comportamentos uniformes, padronizados (não à diversidade) - comparação / classificação;
  • Observação do desenvolvimento da criança fragmentado em áreas: cognitivo / afetivo / psicomotor (fichas de avaliação / pareceres descritivos);
  • Função compensatória da avaliação - prepara para a 1ª série.


CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA

  • Aluno sujeito ativo que constrói o conhecimento na interação com o objeto do conhecimento;

  • Ponto de partida não é a atividade planejada pelo professor mas a ação da criança sobre ela - a partir da observação e reflexão das suas reações, tentativas, limites e possibilidades, a professora planeja a ação pedagógica, problematizando a ação conhecedora de seus alunos.


CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA

  • Aluno sujeito que constrói o conhecimento através da interação com os outros;

  • A criança transforma as informações que recebe de acordo com as informações e conhecimentos por ela já adquiridos em situações vividas com os outros parceiros - importância das pistas do professor / grupo.


AVALIAÇÃO MEDIADORA

Assumir tais concepções - construtivista e/ou sociointeracionista - implica o abandono da postura de avaliação direcionada para a constatação e registro dos resultados alcançados pela criança, representado por listagens de comportamentos uniformes, padronizados, a partir das ações dirigidas pelo professor.

A ênfase passa a ser a busca de enstratégias para medir a ação da criança, favorecendo-lhe desafios, tempo, espaço e segurança em suas experiências.


PRINCÍPIOS PARA UMA AVALIAÇÃO MEDIADORA

  • Democratizar e criar espaços de participação;

  • Avaliar cotidianamente e não apenas em situações formais;

  • Avaliar todo o processo e não apenas o produto final;

  • Alterar a postura frente ao erro;

  • Trabalhar coletivamente a avaliação (pontos de vista);

  • Utilizar diferentes instrumentos para construir o olhar sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças;

  • Respeitar o princípio de atenção à diversidade;

  • Verificar os esquemas cognitivos, sentimentos, interesses, predisposições, habilidades e as capacidades das crianças;

  • Centrar naquilo que as crianças são capazes e não no que lhes falta.

CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO MEDIADORA

  • Espontânea (sem ser espontaneista);

  • Provocativa;

  • Desafiadora;

  • Questionadora;

  • Problematizadora;

  • Respeitadora.
O professor investigador é aquele que amplia o seu olhar e que cria contextos da aprendizagem para todos e para cada aluno.

Para Jussara Hoffmann, o professor torna-se investigador da história e das conquistas de cada criança e promovedor de um ambiente de confiança onde cada um de seus passos, avanços e dificuldades são observados, valorizados e repercutem em ações educativas desencadeadoras de novos conhecimentos.


AVALIAÇÃO MEDIADORA E PLANEJAMENTO

Um processo avaliativo mediador, baseado na investigação do cotidiano, não entra em sintonia com...

  • um planejamento rígido, com atividades elaboradas pelo professor, com rotinas inflexíveis, temas previamente definidos, sem levar em conta os conhecimentos prévios das crianças;

  • um planejamento com uma postura espontaneista, de improvisação, onde as atividades tem um fim em si mesma.
Para Madalena Freire, o planejamento nasce da avaliação. Pensa-se o passado e o futuro para a construção do presente.

ESTAS DUAS POSTURAS SÃO REFLEXO DE TRADIÇÕES AVALIATIVAS
NA EDUCAÇÃO INFANTIL


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