quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Desenvolvimento Emocional e Social

  • Nessa fase a criança começa a conciliar o impulso de ser competente e auto-suficiente com a intensa necessidade de ser querida e protegida por seus pais.
  • Os pais devem ter uma atitude compreensiva e estimulante, pois isso gera a autoconfiança necessária para buscar novos horizontes.
  • Ocorre o afastamento da união simbiótica (a criança percebe que não irá perder a mãe) com a mãe.
  • Fase da constância do objeto = A criança é capaz de manter a representação mental da mãe, mesmo estando longe dela.
  • A idade de 3 anos é a fase adequada para o ingresso da criança na escola maternal. A mãe pode ser substituída sem prejuízos no processo "separação-individuação".

INDIVIDUAÇÃO

São as tentativas do bebê de formar uma identidade individual única para assumir suas próprias características individuais.
Ela acarreta o desenvolvimento de uma representação interior da mãe, uma noção de tempo, uma capacidade de testar a realidade e uma consicência de que os outros possuem uma existência separada em relação à criança.
Possui 4 subfases observáveis e sobrepostas:

  1. Diferenciação = volta a sua atenção para o mundo exterior.
  2. Treinamento = a criança começa a mover-se para longe da mãe (locomoção).
  3. Reaproximação = a criança consegue separar-se e alcançar sua individualidade definitiva (com 18 a 36 meses).
  4. Constância do Objeto = os objetos não deixam de existir porque foram retirados do seu campo de visão (vital para o desenvolvimento do ego e da constância objetal emocional).

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