terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

3 ANOS

  • É um ser independente em suas relações com o ambiente;
  • Começa a usar o pronome na primeira pessoa ("eu quero");
  • Começa a dissimular, isto é, já é capaz de mascarar suas intenções para obter alguma vantagem;
  • Seu pensamento já estabelece relações e vínculos com experiências anteriores;
  • Gosta muito de atividades motoras;
  • Já se interessa por jogos de armar, de encaixes de formas simples (quadrado, triângulo e círculo) e tem persistência para resolvê-los;
  • Tem bom equilíbrio e progride muito quanto à coordenação motora;
  • Tem senso de ordem - geralmente arranja os blocos em fila, como um trem, ou em quadrados, como casas em disposição simétrica;
  • Ainda não discrimina bem a maioria das cores, mas tem bom sentido de forma;
  • Expressa-se com sentenças completas - três ou quatros palavras;
  • Começa a usar palavras de maneira adulta;
  • Suas explosões emocionais são geralmente breves, mas pode sentir prolongada ansiedade e ciúmes intensos;
  • Sua brincadeira é ainda solitária. É realizada ao lado, paralelamente, mas não com as outras crianças;
  • Já começa a entender o que significa "esperar a sua vez";
  • Continua aprendendo a coordenar os músculos maiores por meio de atividades repetidas;
  • Sobes escadas sem ajuda, alternando os pés;
  • No desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);
  • No desenho, seus traços começam a ser controlados, menos confusos e menos repetitivos;
  • Pode ter controle da bexiga durante o dia;
  • Gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
  • Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação;
  • Aparecem as dificuldades para a alimentação e para o sono;
  • Aparecem sentimentos de medo;
  • Através da comparação, a criança começa a perceber as diferenças entre muito e pouco; igual, maior e menor; mais e menos; grande e pequeno; fino e grosso; alto e baixo; gordo e magro; em cima e embaixo;
  • Todas as atividades oferecidas devem levar ao uso do próprio corpo para proporcionar os necessários estímulos a descobertas das noções sobre ele mesmo, bem como sua localização no espaço (orientação espacial). As atividades podem ser: escorregar e balançar ou brincadeiras de pulos, saltos, danças e correrias;
  • Brinquedos e materiais devem favorecer toda a sorte de experiências visuais, táteis, olfativas etc..., através da manipulação de objetos: desenho, recorte, colagem, pintura e dramatização.

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