- Encontra-se no estágio pré-operacional.
- Utiliza plenamente a capacidade simbólica. Distingue a imagem daquilo que ela significa.
- Período de transição entre uma inteligência sem linguagens e conceitos (sensório-motor) e a inteligência representativa (operações concretas e formais).
- Não segue um raciocínio lógico e não compreende conceitos abstratos.
- A atenção não contempla dois objetos de uma só vez: centralização.
- O pensamento pré-operacional é estático: capta estados momentâneos sem juntá-los em um todo.
- A noção de tempo está relacionada as atividades diárias, não há compreensão de horas ou minutos.
- Pode culpar-se por conflitos familiares ou por outros eventos completamente fora do seu alcance.
- Não é capaz de estabelecer fronteiras entre os seus pensamentos e os pensamentos alheios.
- O animismo consiste em crer que todas as coisas são vivas.
- Aprende que a linguagem eficaz é imprescindível para o trato social e que seus conceitos não são comuns a todas as pessoas.
LINGUAGEM DO PRÉ-ESCOLAR
A criança só falará e entenderá aquelas linguagem a qual for exposta.
Forte participação dos mecanismos biológicos e sociais.
Todas as crianças seguem a mesma sequência de desenvolvimento.
Erros na articulação das palavras não devem ser incentivados, pois isso pode causar uma infantilização.
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