terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR

  • Encontra-se no estágio pré-operacional.
  • Utiliza plenamente a capacidade simbólica. Distingue a imagem daquilo que ela significa.
  • Período de transição entre uma inteligência sem linguagens e conceitos (sensório-motor) e a inteligência representativa (operações concretas e formais).
  • Não segue um raciocínio lógico e não compreende conceitos abstratos.
  • A atenção não contempla dois objetos de uma só vez: centralização.
  • O pensamento pré-operacional é estático: capta estados momentâneos sem juntá-los em um todo.
  • A noção de tempo está relacionada as atividades diárias, não há compreensão de horas ou minutos.
  • Pode culpar-se por conflitos familiares ou por outros eventos completamente fora do seu alcance.
  • Não é capaz de estabelecer fronteiras entre os seus pensamentos e os pensamentos alheios.
  • O animismo consiste em crer que todas as coisas são vivas.
  • Aprende que a linguagem eficaz é imprescindível para o trato social e que seus conceitos não são comuns a todas as pessoas.

LINGUAGEM DO PRÉ-ESCOLAR



  • A criança só falará e entenderá aquelas linguagem a qual for exposta.

  • Forte participação dos mecanismos biológicos e sociais.

  • Todas as crianças seguem a mesma sequência de desenvolvimento.

  • Erros na articulação das palavras não devem ser incentivados, pois isso pode causar uma infantilização.

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