sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fenômenos e Objetos Transicionais


A maioria das crianças possuem um objeto transicional (pedaço de pano, cobertor, travesseiro, cheirinho...), que recorrem quando precisam de algum consolo. Esse objeto parece representar um meio passo entre o apego consigo mesma e o apego com o mundo externo.

Algumas crianças se negam a dar certos passos por medo de não estarem preparadas e por acharem esses passos muito mais problemáticos do que prazerosos.

A criança tem medo de perder o amor dos pais se não fizerem o que eles pedem, isso pode causar alguns problemas como ansiedade de separação, transtornos do sono e temores inexplicáveis.

A criança aprende que pode viver momentos difíceis e superá-los. Isso ocorre por meio do vínculo afetivo entre os pais e a criança, que vai internalizando a função de apoio, levando dentro de si a proteção dos seus pais.




QUEM É

(clique no nome para conhecer a sua biografia)


O Objeto Transicional na visão de WINNICOTT:


  • É a área intermediária entre o subjetivo e o objetivo; entre satisfações auto-eróticas e relações objetais.

  • O objeto, geralmente macio, adquire importância, sendo assim, o bebê recorre a este objeto em situações de angústia.

  • Os objetos são pré-simbólicos.

  • Destino do objeto = esquecimento, abandonado progressivamente (a criança não o esquece, mas também não chora por ele).

  • É sobre esta base que se constrói o pensamento simbólico, pois o objeto transicional é a primeira coisa que no bebê já está representando simbólica e subjetivamente a outra coisa.

  • O objeto auxilia na capacidade de espera, tolerância à frustração, reunião com a mãe que não está - ocupa o lugar dela - mas JAMAIS a substitui.

FENÔMENOS TRANSICIONAIS

São mais amplos que os objetos, pois se espalham por todo o território intermediário entre a realidade psíquica interna e o mundo externo (criações artísticas, música, etc.).

Usa-se o termo TRANSICIONAL, não por causa do objeto, mas por causa do uso que se faz dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário