domingo, 14 de fevereiro de 2010

A CRIANÇA E O APEGO

Só existe comportamento de apego quando se verifica que além de reconhecer a mãe o bebê comporta-se de modo a manter proximidade com ela.

  • PRIMEIRO ANO = bebê protesta quando é posto no berço e, mais tarde, ao notar que a mãe desapareceu de sua vista. Existem bebês que, quando a mãe sai, estão absortos em alguma outra atividade, mas quando notam a ausência protestam também. Isso leva o bebê a ficar profundamente atento ao paradeiro da mãe, vigiando-a ou, se ela estiver longe da vista, escutando o som de seus movimentos.
  • 11 OU 12 MESES = torna-se apto, ao notar o comportamento da mãe, a prever a partida iminente dela e começar a protestar antes que ela saia. Sabendo que isso acontecerá, muitos pais escondem os preparativos de saída, para evitar protestos.
  • APÓS OS 3 ANOS = a criança torna-se cada vez mais apta a sentir-se segura num lugar estranho com figuras subordinadas de apego = familiar, professora.
  • APÓS OS 4 ANOS (ao longo dos primeiros anos escolares) = quando saem em passeios de mãos com os pais, quando sentem-se magoados por outras crianças buscam os pais ou substitutos. Durante toda latência o comportamento de apego continua sendo um traço dominante na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário