domingo, 14 de fevereiro de 2010

O ATO DE APRENDER

  • O ato de aprender sempre pressupõe uma relação com outra pessoa - a que ensina - o professor.
  • Aprender sempre é aprender com alguém.
  • O valor da relação entre um professor e seu aluno, não está na informação que é transmitida de um para outro, mas sim nas relações afetivas estabelecidas entre eles (TRANSFERÊNCIA).
No decorrer do período de latência (6 a 12 anos), são os professores e geralmente as pessoas que têm a tarefa de educar que tomarão para a criança o lugar dos pais (cuidadores), e que herdarão os sentimentos que a criança dirigia a este último. Os educadores, investidos da relação afetiva primitivamente dirigida ao cuidador, se beneficiarão da influência que esse último exercia sobre a criança positiva ou netaviva.

Um comentário:

  1. O ensinar com amor transfere ao estudante o aprender significativamente. É muito bom saber lidar com as situações e poder contar com aqueles que estão dispostos a absorver aquilo que é proposto, em aprender fazendo.

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