Período que vai do declínio da sexualidade infantil (5/6 anos) até o início da puberdade, e que marca uma pausa na evolução da sexualidade.
Nesta fase surgem forças psíquicas contrárias que visam suprimir as sensações de desprazer: repugnância, pudor, vergonha, exigências morais. É uma fase de notáveis mudanças psicológicas e sociais com intensa atividade e gasto de energia.
A maneira como se instituiu e se desenvolveu o processo de latência dirá dos processos da puberdade e adolescência.
PUBERDADE
- É "preparada" nas etapas anteriores da vida e ocorre de maneira natural quando os aparatos estão prontos para enfrentá-la (maturação);
- Processo de inúmeras transformações físicas e psíquicas;
- É dolorido, angustiante, difícil, levando a sentimentos de estranheza, solidão, desamparo, desencanto e ansiedades confusionais;
- Há uma desilusão com relação ao modelo de mundo experimentado na infância e, simultaneamente, uma busca por se realizar e se encontrar.
COMO É A PUBERDADE HOJE?
- Meninas: as brincadeiras cada vez mais cedo são substituídas por maquiagens, roupas de adolescentes, festas e interesse pelos meninos;
- Infância encurtou e adolescência se prolongou;
- Afrouxamento de regras, valores e limites;
- Adiantamento da idade da menarca (primeira mestruação) em 4 meses/década;
- Adiantamento da pré-adolescência;
CAUSAS
- Precocidade nos diferentes aspectos sociais e cognitivos;
- Forte apelo sexual nos meios de comunicação;
- Falta de limites claros estabelecidos pelos pais;
- Delegação da educação para a escola;
- Marketing (idade que determina o consumo);
- Convivência e participação na vida dos pais;
- Indiferenciação de papeis;
- Acessos irrestritos e ilimitados à TV e Internet - assuntos às vezes acima da capacidade de compreensão cognitiva e emocional;
- Ambientes familiares permissivos / abandonantes;
- Preferência por companhias virtuais;
- Mudanças na família e substituição das funções maternas/paternas;
- Escolas: novas configurações sociais, cultura da imagem, possibilidades de viver inúmeras experiências indiscriminadamente;
- Terceirização da Educação;
- Avanços tecnológicos = velocidade, atendimento sistemático das necessidades imediatas da criança e o desenvolvimento da cultura do prazer - gerando não tolerância à frustração;
- Fenômeno da juvenilização.
CONSEQUÊNCIAS
- Pais querendo colocar os filhos na 1ª série prematuramente, o que reverte em problemas emocionais importantes pos etapas são "puladas";
- Transtornos de aprendizagem, TDAH, transtornos de personalidade, etc;
- Pais preocupados mas sem saber como agir (proliferação de livros de auto ajuda e programas do tipo Supernanny).
CONCLUSÕES
- Crianças pressionadas a se "apressarem";
- Estereotipização de condutas e costumes = pseudo-adultez;
- Dificuldades nos processos simbólicos;
- Elevado nível de ansiedade infantil;
- Poucas brincadeiras;
- Excessiva preocupação de pais com o sucesso dos filhos - o brincar é preenchido com atividades que preparem para o futuro profissional;
- Pais cada vez com menos tempos para ouvirem as necessidades reais de seus filhos.
istu e tudo uma mentira
ResponderExcluir