sábado, 13 de fevereiro de 2010

LATÊNCIA

Período que vai do declínio da sexualidade infantil (5/6 anos) até o início da puberdade, e que marca uma pausa na evolução da sexualidade.

Nesta fase surgem forças psíquicas contrárias que visam suprimir as sensações de desprazer: repugnância, pudor, vergonha, exigências morais. É uma fase de notáveis mudanças psicológicas e sociais com intensa atividade e gasto de energia.
A maneira como se instituiu e se desenvolveu o processo de latência dirá dos processos da puberdade e adolescência.


PUBERDADE


  • É "preparada" nas etapas anteriores da vida e ocorre de maneira natural quando os aparatos estão prontos para enfrentá-la (maturação);
  • Processo de inúmeras transformações físicas e psíquicas;
  • É dolorido, angustiante, difícil, levando a sentimentos de estranheza, solidão, desamparo, desencanto e ansiedades confusionais;
  • Há uma desilusão com relação ao modelo de mundo experimentado na infância e, simultaneamente, uma busca por se realizar e se encontrar.
COMO É A PUBERDADE HOJE?
  • Meninas: as brincadeiras cada vez mais cedo são substituídas por maquiagens, roupas de adolescentes, festas e interesse pelos meninos;
  • Infância encurtou e adolescência se prolongou;
  • Afrouxamento de regras, valores e limites;
  • Adiantamento da idade da menarca (primeira mestruação) em 4 meses/década;
  • Adiantamento da pré-adolescência;
CAUSAS
  • Precocidade nos diferentes aspectos sociais e cognitivos;
  • Forte apelo sexual nos meios de comunicação;
  • Falta de limites claros estabelecidos pelos pais;
  • Delegação da educação para a escola;
  • Marketing (idade que determina o consumo);
  • Convivência e participação na vida dos pais;
  • Indiferenciação de papeis;
  • Acessos irrestritos e ilimitados à TV e Internet - assuntos às vezes acima da capacidade de compreensão cognitiva e emocional;
  • Ambientes familiares permissivos / abandonantes;
  • Preferência por companhias virtuais;
  • Mudanças na família e substituição das funções maternas/paternas;
  • Escolas: novas configurações sociais, cultura da imagem, possibilidades de viver inúmeras experiências indiscriminadamente;
  • Terceirização da Educação;
  • Avanços tecnológicos = velocidade, atendimento sistemático das necessidades imediatas da criança e o desenvolvimento da cultura do prazer - gerando não tolerância à frustração;
  • Fenômeno da juvenilização.
CONSEQUÊNCIAS
  • Pais querendo colocar os filhos na 1ª série prematuramente, o que reverte em problemas emocionais importantes pos etapas são "puladas";
  • Transtornos de aprendizagem, TDAH, transtornos de personalidade, etc;
  • Pais preocupados mas sem saber como agir (proliferação de livros de auto ajuda e programas do tipo Supernanny).
CONCLUSÕES
  • Crianças pressionadas a se "apressarem";
  • Estereotipização de condutas e costumes = pseudo-adultez;
  • Dificuldades nos processos simbólicos;
  • Elevado nível de ansiedade infantil;
  • Poucas brincadeiras;
  • Excessiva preocupação de pais com o sucesso dos filhos - o brincar é preenchido com atividades que preparem para o futuro profissional;
  • Pais cada vez com menos tempos para ouvirem as necessidades reais de seus filhos.

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