quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TEORIAS EVOLUTIVAS (PRÉ-ESCOLA)

  • Para Freud o comportamento é governado por processos conscientes e inconscientes, sendo que o mais elementar deles é a pulsão sexual intintiva e inconsciente, chamada de libido.
  • A libido já está presente ao nascimento e nos acompanha ao longo de toda vida.
  • A personalidade possui uma estrutura dividida em:
    • ID = onde a libido está concentrada;
    • EGO = elemento consciente e executor (se desenvolve dos 2 aos 5 anos);
    • SUPEREGO = instância moral que incorpora as normas e limites da família e da cultura (inicia o seu desenvolvimento um pouco antes da idade escolar).
  • A criança em idade pré-escolar está no estágio fálico (representação do órgão sexual), ou seja a concentração da libido se localiza na região genital, fazendo com que menino e meninas, com toda a naturalidade, iniciem a masturbação.

FREUD E O COMPLEXO DE ÉDIPO

  • É o conjunto de defesas inconscientes que a criança em sua fase fálica desenvolve pela figura parental do sexo oposto.
  • Entre os 3 e os 5 anos, a criança encontra-se em uma relaçãao triangular com os pais, percebendo pela primeira vez que eles têm uma relação a dois, da qual éstá excluída.
  • O menino manifesta um apego excessivo à mãe, passando a ver o pai como um rival.
    • PAI = figura poderosa e ameaçadora. Poder de castração (reprimir ou anular os desejos);
                              Interioriza o poder do pai, seus valores e julgamentos morais. Base para a formação do seu superego.
  • A menina precisa manter uma relação com a mãe, ao mesmo tempo em que compete e se identifica com ela. Ocorre a complexidade das tarefas psicológicas que possui duas fases:
    • 1ª) Em torno dos dois anos e meio aos três anos: é semelhante à do menino, a mãe é o objeto da relação fálica-edípica, e o pai, seu rival/amado.
    • 2ª) Em torno dos 3 anos e meio a 4 anos: o desenvolvimento normal da menina é transferir sua energia e interesse da mãe para o pai.
  • A não resolução desta fase pode levar a fixação ao estado fálico-edípico, causando sintomas mais tarde como histeria e fobias.
  • Para Freud, o menino possui uma natureza bissexual, podendo assim, se comportar com uma atitude feminina e afetiva em relações ao pai e uma correspondente inveja e hostilidade em relação a mãe.

ERICKSON E A INICIATIVA x CULPA

  • Considera que cada estágio do desenvolvimento humano está ligado a uma determinada tarefa social e chamou esses estágios de "psicossociais".
  • O estágio "iniciativa X culpa" é caracterizado pela aquisição de novas habilidades ou capacidades, já que aos 4 anos é capaz de planejar, tomar iniciativas na busca de determinadas metas e ter um domínio maior da linguagem.
  • Alguma culpa é necessáriaa, pois sem ela não haveria consciência ou autocontrole. A culpa em demasia é capaz de inibir a criatividade da criança e suas livres interações com os outros.
  • A chave para uma evolução adequada nesse período está no equilíbrio entre as habilidades e as necessidades emergentes da criança e a capacidade dos pais de protegê-la e de ter controle sobre seu comportamento.

IDENTIDADE DE GÊNERO

  • Para Freud, o desenvolvimento psicológico é o mesmo para ambos os sexos até a fase fálica, quando ocorre a descoberta das diferenças anatômicas pela criança.
  • O conceito de identidade de gênero refere-se a uma configuração psicológica que combina e integra a identidade pessoal e o sexo biológico.
  • A identidade de gênero tem sido definida como a capacidade da criança reconhecer que é membro de um sexo e não de outro.
  • Para Stoller essa consciência é consolidada em torno dos 3 e 4 anos.

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