terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

4 ANOS

  • Atingiu a idade para iniciar suas experiências de vida social e grupal;
  • Combinação de independência e sociabilidade;
  • Mostra-se ativa e muito questionadora;
  • Já não procura tanto a proteção do adulto;
  • Há maior interesse pelas atividades que executa;
  • Há intenso prazer na atividade lúdica;
  • Começam as atividades em grupo, preferindo grupos de dias ou três crianças;
  • Já consegue emprestar os seus brinquedos;
  • Ainda é presa a muitos medos: de escuro, de cão etc;
  • Já se veste quase sozinha;
  • Precisa de um pouco de ajuda para abotoar ou dar laços;
  • Sabe usar os sanitários com asseio;
  • Gosta de tomar banho com outras crianças para satisfazer curiosidades que começam a surgir;
  • Chega à média de 1.500 palavras;
  • Já é capaz de pular, mas ainda não pode fazê-lo em sequência, como pular corda;
  • Tem bom equilíbrio;
  • Sente prazer em vencer dificuldades e obstáculos;
  • Maior independência da musculatura das pernas;
  • Pernas, tronco e braços reagem menos em uníssono;
  • Tem coordenação motora mais fina (já consegue enfiar uma agulha de trico em um orifício pequeno);
  • Seus gestos são mais refinados e preciosos;
  • Em seus desenhos já presta atenção a um detalhe isolado;
  • Consegue copiar um quadrado e um círculo, traçar uma cruz;
  • A figura humana consiste de cabeça e dois apêndices e, possivelmente, de dois olhos (raramente as crianças fazem o tronco antes de 5 anos);
  • Há compreensão dos significados de dia e noite, porém é difícil calcular a duração de cada período;
  • Suas idéias estão muito relacionadas com os objetos reais que ela pode ver e tocar.
  • É capaz de encarregar-se de recados simples;
  • Recorta com tesoura, cola e colore, constrói casas com blocos de armar, desenha retratos quase reconhecíveis de pessoas, pode separar core, modelos e tamanhos;
  • Tenta explicar o que não compreende pela magia;
  • À medida que o pensamento se organiza, irá construir cenas (as figuras ainda são isoladas e soltas no espaço, não havendo traço de união ou relação entre elas);
  • Começa a demonstrar possibilidade de reconhecer quantidades pequens (até cinco elementos);
  • Aprecia histórias mais longas, revelando maior preferência pelas de vida real e bichinhos humanizados;
  • Reconhece os nomes dos coleguinhas e nomes de propaganda (Coca-cola, Itaú);
  • Trabalha facilmente com dois atributos simultaneamente;
  • Brincar, características mais típica dessa idade. Apego ao próprio mundo da fantasia;
  • Mostra-se interessada em aprender o que é real em seu mundo e separá-lo do mundo do faz-de-conta da sua imaginação. Suas brincadeiras refletem o modo como ela oscila entre os dois mundos e também a ajudam a compreender a diferença entre eles;
  • Nem sempre os brinquedos preferidos são cópias fiéis de objetos reais, mas sim materiais quaisquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário