- Atingiu a idade para iniciar suas experiências de vida social e grupal;
- Combinação de independência e sociabilidade;
- Mostra-se ativa e muito questionadora;
- Já não procura tanto a proteção do adulto;
- Há maior interesse pelas atividades que executa;
- Há intenso prazer na atividade lúdica;
- Começam as atividades em grupo, preferindo grupos de dias ou três crianças;
- Já consegue emprestar os seus brinquedos;
- Ainda é presa a muitos medos: de escuro, de cão etc;
- Já se veste quase sozinha;
- Precisa de um pouco de ajuda para abotoar ou dar laços;
- Sabe usar os sanitários com asseio;
- Gosta de tomar banho com outras crianças para satisfazer curiosidades que começam a surgir;
- Chega à média de 1.500 palavras;
- Já é capaz de pular, mas ainda não pode fazê-lo em sequência, como pular corda;
- Tem bom equilíbrio;
- Sente prazer em vencer dificuldades e obstáculos;
- Maior independência da musculatura das pernas;
- Pernas, tronco e braços reagem menos em uníssono;
- Tem coordenação motora mais fina (já consegue enfiar uma agulha de trico em um orifício pequeno);
- Seus gestos são mais refinados e preciosos;
- Em seus desenhos já presta atenção a um detalhe isolado;
- Consegue copiar um quadrado e um círculo, traçar uma cruz;
- A figura humana consiste de cabeça e dois apêndices e, possivelmente, de dois olhos (raramente as crianças fazem o tronco antes de 5 anos);
- Há compreensão dos significados de dia e noite, porém é difícil calcular a duração de cada período;
- Suas idéias estão muito relacionadas com os objetos reais que ela pode ver e tocar.
- É capaz de encarregar-se de recados simples;
- Recorta com tesoura, cola e colore, constrói casas com blocos de armar, desenha retratos quase reconhecíveis de pessoas, pode separar core, modelos e tamanhos;
- Tenta explicar o que não compreende pela magia;
- À medida que o pensamento se organiza, irá construir cenas (as figuras ainda são isoladas e soltas no espaço, não havendo traço de união ou relação entre elas);
- Começa a demonstrar possibilidade de reconhecer quantidades pequens (até cinco elementos);
- Aprecia histórias mais longas, revelando maior preferência pelas de vida real e bichinhos humanizados;
- Reconhece os nomes dos coleguinhas e nomes de propaganda (Coca-cola, Itaú);
- Trabalha facilmente com dois atributos simultaneamente;
- Brincar, características mais típica dessa idade. Apego ao próprio mundo da fantasia;
- Mostra-se interessada em aprender o que é real em seu mundo e separá-lo do mundo do faz-de-conta da sua imaginação. Suas brincadeiras refletem o modo como ela oscila entre os dois mundos e também a ajudam a compreender a diferença entre eles;
- Nem sempre os brinquedos preferidos são cópias fiéis de objetos reais, mas sim materiais quaisquer.
Este é um blog para professores, educadores, estudantes e interessados em conhecer um pouco mais sobre a EDUCAÇÃO.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
4 ANOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário