- Já controla bem melhor sua emoções. É mais contida;
- À medida que a noção de tempo vai se organizando, vai adquirindo a capacidade de espera;
- É capaz de decorar canções e repetir grandes trechos das histórias;
- Nas atividades corporais, age com maior desenvoltura e equilíbrio;
- Pula bem corda e arco;
- Equilibra-se em um pé só por alguns segundos;
- Há o progresso da coordenação motora fina: enfia contas, manuseia ferramentas etc;
- Ao fazer sua higiene pessoal, escova os dentes e lava-se sem precisar de tanta supervisão;
- Segura o lápis com mais segurança;
- Desenha uma figura humana reconhecível, com diferenciação de partes do corpo;
- Seu desenho é realista e objetivo;
- Já é capaz de recompor o retângulo com as duas metades de um cartão cortado na diagonal;
- Preocupa-se em terminar o que começou;
- Na conversação, conclui o pensamento que iniciou e revela autocrítica;
- Já conta até dez objetos e faz somas simples dentro desse limite;
- É ansiosa por conhecer realidades;
- Já tem ouvido e olho para detalhes;
- Prefere brincar em grupo;
- Gosta de construções de casas, garagens, cidades, de fantasiar-se e dramatizar;
- Começam as diferenças de interesses entre meninos e meninas;
- Curiosidade pelas diferenças de sexos;
- Começa a compreender os diferentes papéis que cada sexo desempenha na vida;
- Possui mais segurança, mais confiança nos outros, mais aceitação das regras sociais, seriedade, persistência, sociabilidade, controle emocional;
- O grafismo alcança a cena já organizada em conjunto único, o que prova o nível de organização do pensamento e a orientação espacial já estabelecida;
- Já lida com três atributos simultaneamente, o que significa lidar com abstrações extraídas do material concreto;
- Ainda está descobrindo as diferenças entre realidade e fantasia;
- Chega à média de 2.200 palavras;
- A coordenação olho-mão não é ainda absolutamente perfeita;
- Começa a compreensão de como uma coisa pode levar à outra, isto é, de causa e efeito, de como as partes podem adaptar-se para formar uma totalidade e da lógica das normas;
- Já tem a noção de certo e errado;
- Preocupa-se muito em estabelecer padrões internos de certo e errado;
- Desenvolvimento da compreesão e poder de raciocínio;
- Período de grande crescimento longitudinal, que varia de acordo com os antecedentes biológicos;
- É ágil e possui bom controle muscular;
- Anda, corre e pula com firmeza;
- Desenha com segurança; tem bom domínio muscular no manejo de ferramentas simples e em atividades tais como jogos de encaixe e recortes;
- Aumenta consideravelmente o período de tempo em que é capaz de concentrar-se;
- Tudo investiga e verifica, formando os próprios conceitos;
- Tem boa memória;
- Planeja o que vai desenhar e critica o resultado de seu trabalho;
- É sensível a certas situações sociais; manifesta mais claramente ansiedades e temores;
- Identidade firmemente estabelecida (a base do caráter e da personalidade já está assentada);
- Suas brincadeiras são mais organizadas;
- Grande parte dos ensinamentos que recebe ocorre sob a forma de jogos, mas isso não pode substituir as brincadeiras;
- Equilíbrio entre educação e brincadeira é o aspecto crucial dos 5 anos;
- As atitudes adquiridas em relação à aprendizagem terão efeitos duradouros.
Este é um blog para professores, educadores, estudantes e interessados em conhecer um pouco mais sobre a EDUCAÇÃO.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
5 ANOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário