terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

5 ANOS

  • Já controla bem melhor sua emoções. É mais contida;
  • À medida que a noção de tempo vai se organizando, vai adquirindo a capacidade de espera;
  • É capaz de decorar canções e repetir grandes trechos das histórias;
  • Nas atividades corporais, age com maior desenvoltura e equilíbrio;
  • Pula bem corda e arco;
  • Equilibra-se em um pé só por alguns segundos;
  • Há o progresso da coordenação motora fina: enfia contas, manuseia ferramentas etc;
  • Ao fazer sua higiene pessoal, escova os dentes e lava-se sem precisar de tanta supervisão;
  • Segura o lápis com mais segurança;
  • Desenha uma figura humana reconhecível, com diferenciação de partes do corpo;
  • Seu desenho é realista e objetivo;
  • Já é capaz de recompor o retângulo com as duas metades de um cartão cortado na diagonal;
  • Preocupa-se em terminar o que começou;
  • Na conversação, conclui o pensamento que iniciou e revela autocrítica;
  • Já conta até dez objetos e faz somas simples dentro desse limite;
  • É ansiosa por conhecer realidades;
  • Já tem ouvido e olho para detalhes;
  • Prefere brincar em grupo;
  • Gosta de construções de casas, garagens, cidades, de fantasiar-se e dramatizar;
  • Começam as diferenças de interesses entre meninos e meninas;
  • Curiosidade pelas diferenças de sexos;
  • Começa a compreender os diferentes papéis que cada sexo desempenha na vida;
  • Possui mais segurança, mais confiança nos outros, mais aceitação das regras sociais, seriedade, persistência, sociabilidade, controle emocional;
  • O grafismo alcança a cena já organizada em conjunto único, o que prova o nível de organização do pensamento e a orientação espacial já estabelecida;
  • Já lida com três atributos simultaneamente, o que significa lidar com abstrações extraídas do material concreto;
  • Ainda está descobrindo as diferenças entre realidade e fantasia;
  • Chega à média de 2.200 palavras;
  • A coordenação olho-mão não é ainda absolutamente perfeita;
  • Começa a compreensão de como uma coisa pode levar à outra, isto é, de causa e efeito, de como as partes podem adaptar-se para formar uma totalidade e da lógica das normas;
  • Já tem a noção de certo e errado;
  • Preocupa-se muito em estabelecer padrões internos de certo e errado;
  • Desenvolvimento da compreesão e poder de raciocínio;
  • Período de grande crescimento longitudinal, que varia de acordo com os antecedentes biológicos;
  • É ágil e possui bom controle muscular;
  • Anda, corre e pula com firmeza;
  • Desenha com segurança; tem bom domínio muscular no manejo de ferramentas simples e em atividades tais como jogos de encaixe e recortes;
  • Aumenta consideravelmente o período de tempo em que é capaz de concentrar-se;
  • Tudo investiga e verifica, formando os próprios conceitos;
  • Tem boa memória;
  • Planeja o que vai desenhar e critica o resultado de seu trabalho;
  • É sensível a certas situações sociais; manifesta mais claramente ansiedades e temores;
  • Identidade firmemente estabelecida (a base do caráter e da personalidade já está assentada);
  • Suas brincadeiras são mais organizadas;
  • Grande parte dos ensinamentos que recebe ocorre sob a forma de jogos, mas isso não pode substituir as brincadeiras;
  • Equilíbrio entre educação e brincadeira é o aspecto crucial dos 5 anos;
  • As atitudes adquiridas em relação à aprendizagem terão efeitos duradouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário