terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MOTRICIDADE DA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR


  • O desenvolvimento motor é um processo contínuo e pode ser categorizado como o desenvolvimento da locomoção, da postura e da preensão. A velocidade desse desenvolvimento varia de criança para criança. Pouco estímulo retarda o desenvolvimento e muito estímulo NÃO acelera o desenvolvimento.
  • O refinamento das capacidades motoras, depende, em grande parte, do desenvolvimento do músculos e dos tratos neurais.
  • Outros fatores que auxiliam o desenvolvimento são:
    • A inteligência inata (maior a inteligência, mais rápido ocorre o desenvolvimento);
    • Padrões familiares (atraso na fala e no controle dos esfíncteres);
    • O ambiente (falta de estímulo adequado);
    • Condições físicas (hipotonia ou surdez)
  • Percebe que as capacidades verbais são uma das maneiras de solucionar problemas e ajudar os outros.



CORTES TRANSVERSAIS

  • A partir do 3º ano, prefere estar com outras crianças, é generosa e está mais independente dos pais.
  • Seu equilíbrio está mais estático e dinâmico, conseguindo permanecer em posição ortostática (em pé) com os pés juntos por até 30 segundos.
  • Consegue realizar duas ou mais atividades ao mesmo tempo.
  • A coordenação motora reflete na capacidade de construir, copiar e segurar.
  • Nas habilidades sociais, a criança deve estar treinada para ir ao banheiro, compreender a noção de revezamento, brincar com outras crianças, lavar e secar as mãos, usar a colher e colocar os sapatos.
  • Aos 4 anos está sempre disposta a brincar, indica preferências. Instala-se a persistência motora. Fica em um pé, salta em um pé, desenha pessoas com duas partes e acrescenta três partes a um homem incompleto.
  • Mostra-se bem independente nas rotinas da vida doméstica.
  • A partir dos 4 anos, está apta para aprender um novo idioma, o que diminui após os 12 anos.
  • Aos 5 anos o controle motor está bem amadurecido. É capaz de usar a tesoura, pode estar andando de bicicleta, gosta de velocidade e desafios, prefere jogos associativos. A persistência motora se intensifica. Acrescenta 8 partes a um homem incompleto, conta até 10 e escreve o seu nome.
  • Veste-se sozinha, faz o laço do sapato, tem necessidade de praticar esportes, conta uma história longa, nomeia e conhece todas as cores, brinca de vestir-se como adulto (TUDO AOS 5 ANOS).
  • Aos 6 anos, instala-se a noção de direita e esquerda. Consegue andar para trás. Alterna movimentos de mão e pé direitos com os esquerdos.

4 comentários:

  1. Muito legal esse seu blog, sou Psicopedagogo institucional e clinico,gostaria de saber se vc tem bastante atividade na área de motricidade e letras cursivas,é bom para trocarmos idéia desde já muito obrigado......
    meu email:alan_kbssa@hotmail.com

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  2. olá Fernanda,
    Parabéns pelo seu blog!!
    o meu blog johannaterapeutaocupacional.blogspot.com
    abraços
    Johanna

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  3. olá Fernanda

    O que quer dizer "rebaixadas as provas de persistencia motora?

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  4. olá Fernanda

    O que quer dizer "rebaixadas as provas de persistencia motora?

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