- O desenvolvimento motor é um processo contínuo e pode ser categorizado como o desenvolvimento da locomoção, da postura e da preensão. A velocidade desse desenvolvimento varia de criança para criança. Pouco estímulo retarda o desenvolvimento e muito estímulo NÃO acelera o desenvolvimento.
- O refinamento das capacidades motoras, depende, em grande parte, do desenvolvimento do músculos e dos tratos neurais.
- Outros fatores que auxiliam o desenvolvimento são:
- A inteligência inata (maior a inteligência, mais rápido ocorre o desenvolvimento);
- Padrões familiares (atraso na fala e no controle dos esfíncteres);
- O ambiente (falta de estímulo adequado);
- Condições físicas (hipotonia ou surdez)
- Percebe que as capacidades verbais são uma das maneiras de solucionar problemas e ajudar os outros.
CORTES TRANSVERSAIS
- A partir do 3º ano, prefere estar com outras crianças, é generosa e está mais independente dos pais.
- Seu equilíbrio está mais estático e dinâmico, conseguindo permanecer em posição ortostática (em pé) com os pés juntos por até 30 segundos.
- Consegue realizar duas ou mais atividades ao mesmo tempo.
- A coordenação motora reflete na capacidade de construir, copiar e segurar.
- Nas habilidades sociais, a criança deve estar treinada para ir ao banheiro, compreender a noção de revezamento, brincar com outras crianças, lavar e secar as mãos, usar a colher e colocar os sapatos.
- Aos 4 anos está sempre disposta a brincar, indica preferências. Instala-se a persistência motora. Fica em um pé, salta em um pé, desenha pessoas com duas partes e acrescenta três partes a um homem incompleto.
- Mostra-se bem independente nas rotinas da vida doméstica.
- A partir dos 4 anos, está apta para aprender um novo idioma, o que diminui após os 12 anos.
- Aos 5 anos o controle motor está bem amadurecido. É capaz de usar a tesoura, pode estar andando de bicicleta, gosta de velocidade e desafios, prefere jogos associativos. A persistência motora se intensifica. Acrescenta 8 partes a um homem incompleto, conta até 10 e escreve o seu nome.
- Veste-se sozinha, faz o laço do sapato, tem necessidade de praticar esportes, conta uma história longa, nomeia e conhece todas as cores, brinca de vestir-se como adulto (TUDO AOS 5 ANOS).
- Aos 6 anos, instala-se a noção de direita e esquerda. Consegue andar para trás. Alterna movimentos de mão e pé direitos com os esquerdos.
Muito legal esse seu blog, sou Psicopedagogo institucional e clinico,gostaria de saber se vc tem bastante atividade na área de motricidade e letras cursivas,é bom para trocarmos idéia desde já muito obrigado......
ResponderExcluirmeu email:alan_kbssa@hotmail.com
olá Fernanda,
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog!!
o meu blog johannaterapeutaocupacional.blogspot.com
abraços
Johanna
olá Fernanda
ResponderExcluirO que quer dizer "rebaixadas as provas de persistencia motora?
olá Fernanda
ResponderExcluirO que quer dizer "rebaixadas as provas de persistencia motora?