- Na habilidade manipulativa são observados progressos;
- Sobe escadas colocando os dois pés em cada degrau;
- Participa do ato de despir-se e descalçar-se;
- Rabisca numa folha grande de papel (rabiscação contínua em várias direções);
- Encaixa cubos de diferentes dimensões;
- Identifica algumas cores, embora não cite ainda seus nomes;
- Conta por imitação e memorização, sem que isto signifique compreensão da quantidade;
- Reconhece pessoas ou objetos vistos cerca de dois meses antes;
- Forma frase com duas ou três palavras, apresentando grande aumento de vocabulário;
- Reconhece expressões fisionômicas;
- Reconhece a mãe em fotografias;
- É negativista (gosta de "ser do contra", recusar, protestar);
- Começa a procurar um companheiro para brincar (a convivência com estranhos é útil para seu desenvolvimento socioemocional);
- Já se interessa por ouvir algumas histórias de livros ilustrados que lhe permitem explorar um mundo maior através do faz-de-conta e da fantasia;
- O controle dos esfíncteres é gradativamente alcançado;
- Presença do monólogo infantil em que a criança faz representações combinando as ações com as palavras;
- Ocorre a imitação dos pais, mostrando isso em brincadeiras caracterizadas pela imaginação;
- Gasta grande parte do seu tempo fazendo tentativas obstinadas de independência (quer "descobrir" as coisas por conta própria);
- Rebeldia e tirania - é incontrolável e impulsiva;
- Suas afeições e ciúmes centralizam-se na família;
- Desenvolvimento rápido (em todos os sentidos);
- Absorve muita coisa olhando e imitando, por meio de atividades e das próprias vivências;
- Ocorre nessa fase o período de maior desafio - período de afirmação, de independência como maior descoberta.
Fonte: Caderno de Orientações - Anual - 2004 - do Colégio Objetivo (Educação Infantil)
Tenho uma menina nesta idade e é bem assim as caractrísticas, mas ela esta com uma atitude que me preocupa quer morder mas por enquanto so os de casa.
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