quinta-feira, 3 de junho de 2010

APRENDIZAGEM POR PROJETOS DE TRABALHO

Os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e de aprendizagem vinculado a uma concepção de escolaridade em que se dá importância não só a aquisiçãao de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também, ao papel do estudante como responsável por sua própria aprendizagem. Significa enfrentar o planejamento e a solução de problemas reais e oferecer a possibilidade de investigar um tema partindo de um enfoque relacional que vincula idéias-chave e metodologias de diferentes disciplinas.

Os projetos apontam outra maneira de representar o conhecimento escolar, baseado na aprendizagem da interpretação da realidade, orientada para o estabelecimento de relações entre a vida dos alunos e professores e o conhecimento que as disciplinas (que nem sempre coincidem com o das disciplinas escolares) e outros saberes não disciplinares vão elaborando. Tudo isso para favorecer o desenvolvimento de estratégias de indagação. interpretação e apresentação do processo seguido ao estudar um tema ou um problema, que por sua complexidade, favorece o melhor conhecimento dos alunos e dos docentes sobre si mesmos e do mundo em que vivem. (HERNÁNDEZ, 1998)

O trabalho com projetos promove elevado nível de envolvimento do grupo / classe, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que aprendem. Ao mesmo tempo, contribui para levar em conta as diferentes possibilidades e interesses dos alunos da aula, a fim de que ninguém permaneça desconectado e de que cada um encontre um lugar para participar na aprendizagem. (ZABALA, 1998)


PROJETO DE TRABALHO É:
  • uma das formas de organização do tempo e do espaço em sala de aula;
  • uma forma de planejamento didático;
  • ter o aluno como protagonista;
  • envolver sempre uma situação-problema e um produto final;
  • naturalmente interdisciplinar, porque oportuniza o estabelecimento de relações entre as diferentes áreas do conhecimento na construção do conhecimento pessoal.
FUNÇÃO DO PROJETO:

O projeto é um espaço de interdisciplinaridade que favorece a criaçãao de estratégias de organização dos conhecimentos escolares e não escolares em relação:
  • ao tratamento da informação;
  • entre os diferentes conteúdos em torno do problema ou hipóteses que facilitam aos alunos a construção do conhecimento, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio. (Hernández, 1998)

OS PROJETOS DE TRABALHO NÃO SÃO UM MÉTODO
  • O desenvolvimento de um projeto não é linear nem previsível;
  • Não existe uma sequência única e geral para todos os projetos;
  • Não pode ser repetido;
  • Não se ensina do mais fácil para o mais difícil;
  • Questiona a idéia de que se deve começar pelo mais próximo;
  • Questiona a idéia de que se deve seguir a sequência linear dos conteúdos para não criar lacunas no conhecimento;
  • Questiona a idéia de que se deve ensinar das partes para o todo, pois depois o aluno estabelecerá relações;
  • O professor também pesquisa e aprende.

CONSTRUÇÃO DO PROJETO
  • Emergência do problema;
  • Justificativa e relevância do tema - planejamento - percursos possíveis;
  • Busca de respostas em diferentes fontes;
  • Utilizar diferentes procedimentos para escolher as informações relevantes em relação ao problema - pesquisa;
  • Organizar e comunicar / socializar / publicar o conhecimento construído.
O ALUNO DEVE SER O PROTAGONISTA SEMPRE.
O PROFESSOR DEVE SER MEDIADOR E UM PROBLEMATIZADOR.


ORIGEM DOS PROJETOS:
  • Sonhos;
  • Vontades;
  • Necessidades;
  • Expectativas;
  • Relevância;
  • Interesses;
  • Experiências significativas;
  • Outras situações didáticas;
  • Projetos já trabalhados (criação de um link para um outro problema a ser estudado)
  • Projeto em andamento.


REFERÊNCIAS:




BARBIER, Jean-Marie. In: MACHADO, Nilson. Projetos e Valores. São Paulo: Escrituras, 1999

BARBOSA, Maria Carmem. In: Apresentação no Seminário Internacional “Formação de Professores”– Porto Alegre, 2006

FAGUNDEZ;SATO;MAÇADA. Aprendizes do futuro:as inovações começaram.In: Coleção para informática para a mudança na Educação. Disponível em Acessado em jan/2007

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação – os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artmed, 1994

LÜDKE, Menga. O trabalho com projetos e a avaliação na educação básica.In: JANSSEN; HOFFMANN; ESTEBAN. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre:Mediação, 2003

ZABALA, Antoni. A prática educativa – como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998

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