quinta-feira, 3 de junho de 2010

COMO REALIZAR UM RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

O que é um relatório de avaliação?
  • Documento que ilustra a história de vida da criança no espaço pedagógico, sua permanente interação com os vários objetos de conhecimento e com os outros;
  • Revelador de trajetórias individuais, peculiaridades, curiosidades, avanços e dificuldades, tentativas de superação, novas conquistas, respeitando as diferenças, postas em evidência, não em comparação;
  • Dinâmico, pois sua característica é um vir a ser natura da criança;
  • Revelador das intervenções do professor como mediador do processo.
O que NÃO devem ser relatório de avaliação?
  • Não devem ser instrumentos burocráticos;
  • Não devem servir para satisfazer os pais em sua necessidade de controlar o trabalho da escola com seu filho;
  • Não devem ser elaborados numa mesma sequência para todas as crianças;
  • Não devem comparar atitudes evidenciadas;
  • Não devem reproduzir fichas de comportamento;
  • Não devem ser estáticos, revelando o que a criança é ou deixa de ser.
Perguntas possíveis para um olhar avaliativo:
  • De onde a criança partiu?
  • Quais foram suas conquistas? Contextualização?
  • Que caminhos percorreu para fazer estas descobertas?
  • Quais suas perguntas, dúvidas, comentários?
  • Como reagiu diante dos conflitos emocionais ou cognitivos?
  • Qual o papel do professor nesses diferentes momentos?
  • Como as crianças se referem ao seus próprios avanços e ao trabalho que desenvolvem?
  • Como os pais se referem ao desenvolvimento da criança e ao trabalho da escola?

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