quarta-feira, 2 de junho de 2010

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - CONTEÚDO E PROCESSO

A documentação pedagógica é um instrumento vital para a criação de uma prática pedagógica reflexiva e democrática e tem um papel importante na construção dos significados dos educadores sobre sua ação docente e tomar decisões sobre o que está acontecendo. Ela se constitui em conteúdos (material) e processo (uso reflexivo deste material).

TIPOS DE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
  • Auto-avaliação;
  • Relatórios narrativos de acompanhamento das crianças e relatórios narrativos de estudos realizados - imagens, desenhos e textos;
  • Diário de Campo;
  • Diário de Aula;
  • Anedotários;
  • Livro da Vida ou da Memória do grupo;
  • Planilhas;
  • Entrevistas;
  • Debates ou conversas;
  • Releitura coletiva do trabalho;
  • Coleta de amostras do trabalho;
  • Fotografias;
  • Diários de aprendizagem;
  • Gravações (vídeo e som);
  • Análise individual ou em grupo dos diferentes registros;
  • Depoimentos de pais;
  • Extratos de diferentes registros;
  • Comentários dos colegas.

A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA...

... auxilia na construção de significados coletivos;
... torna o trabalho pedagógico visível e tema para debate democrático;
... pretende entender o que está acontecendo no trabalho pedagógico e o que a criança é capaz de fazer sem qualquer estrutura pré determinada de expectativas e normas;
... precisa ser co-construída com o grupo de alunos;
... cria um espaço de interlocução com as famílias sobre a criança, seu desenvolvimento e suas aprendizagens;
... sempre nos diz algo sobre como construímos a criança e nós mesmos como pedagogos, por isso ela estará aberta a discussão e a mudança.

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