quinta-feira, 24 de junho de 2010

AJUDANDO COGNITIVAMENTE NOSSAS CRIANÇAS

Podemos ajudar nossos pequenos dando-lhes nosso APOIO:

1- Mostre como ter suceso: As crianças aprendem observando os outros, especialmente os pais. Seja sempre um modelo positivo e mostre a ele como enfrentar e lidar com situações difíceis, em vez de evitá-las.

2- Compreenda que ele tem um problema e que precisa de sua ajuda: Lidar com preocupações e problemas é difícil, e as crianças às vezes não sabem o que fazer ou aprendem maneiras prejudiciais de lidar com determinadas situações.

3- Seja paciente: As mudanças levam tempo, entao não espere mudanças imediatas. Seja paciente, recompense o sucesso e lembre que recaídas temporárias são comuns. Encoraje seu filho a continuar tentando e a não desistir...Um via ele conseguirá chegar lá!

4- Incentive-o a tentar: As crianças ficam presas em suas antigas maneiras de pensar e se comportar, e precisarão que você as incentive a utilizar suas novas habilidades. Elas também podem achar difícieis algumas partes do desafio.

5- Observe o que ele faz: Seu filho pode estar preso em uma armadilha negativa e ter muita dificuldade para ver as coisas positivas ou bem-sucedidas que acontecem. Observe o que o seu filho faz, como faz e o porque faz e o ajude a descorir as coisas que estão indo bem ou novas formas de fazer a mesma coisa de uma forma diferente. Ajudar seu filho a reconhecer seus sucessos fará com que ele se sinta bem consigo mesmo, mostrará a ele que está fazendo progressos e aumentará a sua confiança em tentar novamente.

6- Recompense e elogie seus esforços: Fique atento para ver quando seu filho pratica e utiliza suas novas habilidades. Cada esforço, cada gesto diferente já é um progresso para as nossas crianças. As crianças geralmente se esforçam mais quando sabem que você está interessada e vai elogiá-las.

7- Converse sobre o que ele faz: Conversar com seu filho pode ajudá-lo a se sentir apoiado e compreendido. Sua auto-estima aumenta quando ele percebe que você está interessada no que ele faz. Conversar sobre as atividades das terapias, os passeios que fizeram, as pessoas que conheceram... Enfim, desenvolver o hábito de conversar, de trocar informações e de apresentar sempre algo novo a elas.

São passos simples de serem seguidos e que nos trazem respostas às vezes lentas, mas também rápidas.

O Cognitivo nada mais é do que estimular um cérebro que está precisando de novos estímulos. Nossas crianças são espertas, vivas e inteligentes e, quanto mais estimuladas, mais rápido a reabilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário