domingo, 10 de outubro de 2010

QUAL A POSTURA DE UM PROFESSOR / EDUCADOR QUE:

APOSTA NAS CRIANÇAS:
  • cria contextos instigantes para as diversas formas de comunicação e expressão infantis;
  • estabelece um clima de confiança para que as crianças se sintam seguras e construam uma auto-imagem positiva;
  • na ação pedagógica, parte dos conhecimentos que os pequenos já possuem e propõe desafios que os façam avançar;
  • planeja atividades nas quais as crianças passam a confrontar suas hipóteses espontâneas com hipóteses e conceitos convencionais;
  • observa as crianças no uso de objetos, materiais e nas interações, auxiliando-as a superar possíveis dificuldades, a interagir mais e melhor;
  • prepara diariamente o ambiente para recebê-las, compartilhando com elas o registro da rotina para que possam se organizar no tempo e no espaço;
  • coordena roda de conversa, nas quais se privilegia a voz das crianças, para que se expressem e aprendam a ouvir umas às outras;
  • favorece atividades para a construção de conhecimentos sobre o autocuidado, o cuidado do outro e do ambiente em relação a higiene, conforto, proteção e segurança individual e coletiva;
  • organiza os registros dos percursos das crianças: pastas de desenhos, exemplo de escrita, fotografia de atividades...;
  • analisa as produções infantis sistematicamente e seleciona, com as crianças, aquelas as que desejam expor;
  • dá visibilidade, por meio de registros, para os aprendizados infantis, seus conflitos cognitivos, as soluções que encontram para resolver problemas;
  • estuda e registra sistematicamente seu trabalho (filma, grava, escreve) para analisar a prática educativa e socializá-la com os demais profissionais;
  • mantém comunicação aberta com os familiares a fim de conhecer melhor as crianças, bem como para compartilhar o dia a dia na creche;
ACREDITA QUE A CULTURA É O ALIMENTO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA:
  • desenvolve propostas que estimulam conhecer conteúdos de diferentes áreas do conhecimento;
  • organiza situações de pesquisas e investigações que ampliam os conhecimentos e descobertas das crianças;
  • apoia a construção de cenários e ambientes para brincar, com materiais e objetos relativos aos assuntos estudados;
  • programa visitas aos recursos culturais, naturais e produtivos da região;
  • usa documentários, filmes, livros, revistas, jornais para aproximar as crianças de manifestações culturais e de regiões distantes;
  • convida profissionais, artistas plásticos, músicos etc, para que as crianças conheçam seus trabalhos;
  • organiza na sala murais ou um cantinho que são constantemente renovados com informações, objetos e materiais sobre os assuntos em estudo;
  • procura organizar, nas salas, uma caixa e/ou estante com livros, relógios, mapa múndi, calendários, etc.;
  • cuida da comunicação entre a família da criança e a creche, procurando organizar painéis expositivos fora das salas, com espaço para trabalhos das crianças e para contribuição das famílias.

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