sábado, 23 de janeiro de 2010

Um pouco da história da Educação Infantil

Os primeiros esboços de instituições destinadas ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos surge no continente europeu no final do século XVIII. Seu principal objetivo era o de acolher crianças pobres de mães trabalhadoras e que desde o início se mostraram primordialmente educacionais.
Ao longo dos tempos essas instituições e o modo como ocorre a educação vem sofrendo grandes transformações, principalmente nos últimos tempos com a Constituição de 1988 que estabelece que Creches e Jardins de Infância passariam a fazer parte dos sistemas educacionais. Mas é só com a chegada da LDB em 1996 que a determinação constitucional ganha um estatuto legal definido mais claramente.
A visão assistencialista com relação à infância sofre uma quebra parcial, já que essa visão permaneceu por muito tempo e ainda aparece em algumas instituições, passando a ser encarada como uma base para a vida escolar.
Durante esse processo de transformação, além das instituições adquirirem uma nova identidade, surge também uma nova concepção de criança totalmente diferente da visão existente durante os séculos. Se por muito tempo a criança foi vista como um ser invisível e depois como um adulto em miniatura, hoje ela é considerada em todas as suas particularidades e especificidades com uma identidade pessoal e histórica.
Essas transformações ocorreram para atender as novas exigências sociais e econômicas, dando à criança um papel de investimento futuro e para isso o seu atendimento teve que acompanhar os rumos da história.

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