segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS da Educação



Todos sabem que a influência dos pais no desenvolvimento da personalidade da criança é incontestável. Mas o que podemos dizer em relação ao papel do professor? Sua influência sobre o desenvolvimento da personalidade do aluno é relevante?


O professor deve ter plena consciência do seu papel e da importância que tem, já que a escola é o primeiro ambiente que a criança encontra fora da família.


Nos últimos anos a educação, principalmente a educação infantil, tem-se constituído alvo de atenções diversas. Inúmeros trabalhos e pesquisas tratam sobre o os profissionais que atendem a faixa etária de 0 a 6 anos, principalmente sobre o significado da sua função junto a crianças tão pequenas e o modo de preparar professores dentro de perfis que conciliem à diversidade de situações presentes dentro da educação.


A formação de professores é um dos princípios da Lei de Diretrizes e Bases que vem gerando várias discussões e interpretações. Em seu artigo 13, a LDB identifica o profissional que trabalha diretamente com as crianças e delineia o perfil desta formação, incumbindo os docentes de:


I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;


II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segunda a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;


III. Zelar pela aprendizagem dos alunos.


Portanto, ser um professor não é uma tarefa fácil, já que as atitudes comportamentais das crianças exigem do professor no mínimo conhecimentos de alguns estágios que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem.


É notória a necessidade que o professor busque refletir sobre a sua prática, a fim de direcioná-la de acordo com a realidade em que atua. Deve ser um cidadão que cumpre seus deveres, sendo uma pessoa correta e sadia. O bom exemplo é o melhor método de ensino, pois de forma incosciente, a personalidade do professor se sobrepõe ao método adotado.


O profissional da educação é um especialista no acompanhamento dos processos, envolvendo crianças dentro de um ambiente coletivo e diferente do familiar.


O novo profissional da educação deve ser um professor reflexivo em constanto formação pessoal e acadêmica, aberto a mudanças e atento as necessidades e pluralidades dos alunos a fim de oferecer-lhes um atendimento de qualidade.


Enfim, o professor deve estar preparado para conseguir por em prática alguns princípios básicos, como analisar, utilizar, promover, interferir entre outros, além de ser um pesquisador preparado para avaliar as diversas formas de aprendizagem que estimularão sua prática cotidiana e as interações construídas entre o educador, as crianças e as famílias.

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