sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ALGUNS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO II

  • JOHN LOCKE (1632-1704) = Pensador inglês via na mente da criança uma tela em branco que o professor deveria preencher, fornecendo informações e vivências.
  • JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778) = Em sua obra sobre Educação, o pensador suíço prega o retorno à natureza e o respeito ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança.
  • JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827) = Para o educador suíço, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança.
  • JOHANN FRIEDRICH HERBART (1776-1841) = O filósofo alemão do século 19 inaugurou a análise sistemática da Educação e mostrou a importância da psicologia na teorização do ensino.
  • FRIEDRICH FROEBEL (1782-1852) = O criador dos jardins de infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática.
  • AUGUSTE COMTE (1798-1857) = Pai do positivismo, acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas.
  • KARL MARX (1818-1883) = O pensador alemão, um dos mais influentes de todos os tempos, investigou a mecânica do capitalismo e previu que o sistema seria superado pela emancipação dos trabalhadores.
  • HERBERT SPENCER (1820-1903) = Teóricos inglês buscou no evolucionismo os mecanismos e objetivos da sociedade e defendeu o ensino da ciência para formar adultos competitivos.
  • ÉMILE DURKHEIM (1858-1917) = Para o sociólogo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.
  • JOHN DEWEY (1859-1952) = O filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças.
  • MARIA MONTESSORI (1870-1952) = Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós.
  • OVIDE DECROLY (1871-1932) = O médico e educador belga defendia a idéia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo.
  • ÉDOUARD CLAPARÉDE (1870-1952) = O cientista suíço defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento.
  • HENRI WALLON (1879-1962) = Militante apaixonado, o médico, psicólogo e filósofo francês mostrou que as crianças têm também corpo e emoções (e não apenas cabeça) na sala de aula.
  • ALEXANDER S. NEILL (1883-1973) = O educador escocês defendia o fim da hierarquia e da rigidez como meio de formar indivíduos livres e criativos.

Um comentário:

  1. Olá!!! Cheguei aqui, adorei e já fiquei como seguidora! Passa no meu blog também! Beijoca!

    ResponderExcluir